Historia

168 Anos ao Serviço da Comunidade
01-04-1850

 

Foi fundado a 1 de Abril de 1850 pelo Senhor Comendador Fernando Oliveira Guimarães, sendo governador civil de Braga o Conde de Vila Pouca.

As primitivas instalações situavam-se numas casas particulares do dito fundador na antiga Rua das Aguas (actual Av. Da Liberdade). Por serem exíguas as instalações, com o empenho do senhor Cónego Moreira de Guimarães, em 24 de Maio de 1884, foi autorizado pelo Senhor Governador Civil o alojamento do Asilo, no Convento das Teresinhas, duas casas extremamente pequenas e um pouco degradadas que ficava situado na rua S. Bernabé. Só em 1904 o Asilo foi instalado definitivamente no actual edifício, cuja construção seria iniciada pelo ano de1716 e terminada em 1766.

As instalações do Asilo têm sido alvo de restauro e ampliação ao longo dos tempos, de modo a tornar o edifício mais confortável e funcional.

As obras de fundo foram iniciadas nos primórdios da década de setenta do séc. XX sob os auspícios da determinada direcção presidida pelo Dr. Jaime de Lemos e tendo como secretário o Sr. João Vilaverde e como tesoureiro o Sr.º José Calheiros de Carvalho.

É de salientar do templo deste edifício, cuja a fachada, os dois altares laterais e o púlpito consta serem da autoria do arquiteto bracarense André Soares.

Esta Instituição de Solidariedade Social, além da direcção constituída pelo José Luís Tavares Cunha (Presidente), Luís Manuel Bastos e Sousa (vice-presidente), António Manuel Pires Tiago (secretário), José Daniel Dias da Mota (tesoureiro) e pelo Albino Azevedo Fernandes Gago (Vogal), é orientada pelas religiosas da congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, com abnegada supervisão da Reverenda Madre Superiora Maria Luísa da Silva, congregação esta que se encontra ao serviço da mesma desde o ano de 1876.

O Asilo de S. José acolhe atualmente nas suas Instalações 106 utentes. Para garantir o bom funcionamento conta com cerca de setenta e um funcionários e colaboradores, contando com um diretor clínico, um cardiologista (voluntário), um psiquiatra, uma psicóloga, um dermatologista, uma pedóloga, fisioterapeuta, animadora social, musicoterapia, ginástica, barbeiro, serviço religioso diário, contamos com os serviços de 4 enfermeiras.

Embora a fundação do Asilo date de 1850, o alvará foi concedido pelo Governador Civil de Braga, José Faria Theotónio, a 1 de Abril de 1818, estando ao abrigo do disposto no artigo 183, nº 14 do código administrativo de 1878 e mais legislação em vigor, sendo na mesma data aprovados, os estatutos e regulamento interno, que foram sendo corregidos e alterados ao longo do tempo, para estarem de acordo com as exigências administrativas e sociais conforme legislação em vigor.

Braga, 09 de Julho de 2018